PARA “O QUE” FOMOS CONQUISTADOS? “O QUE” ESTÁ POSTO DIANTE DE NÓS?

08/08/2014 10:38

PARA “O QUE” FOMOS CONQUISTADOS? “O QUE” ESTÁ POSTO DIANTE DE NÓS?

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. - Filipenses 3:13-14

  1. Precisamos ter consciência de onde o SENHOR nos tirou e onde ele nos colocou

    1. - Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Salmos 40:2 – Nos tirou do “pântano” do pecado onde havia medo e perigos e nos estabeleceu sobre a “rocha firme e inabalável”

    2. - Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9 – Nos tirou das “trevas” e nos iluminou com a sua “maravilhosa luz!”

    3. - E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Efésios 2:1 – Nos tirou duma situação de morte produziu em nós “a verdadeira vida!”

       

  2. Para que ele nos conquistou? Qual seu verdadeiro objetivo por nós?

    1. – Nos tornar filhos de Deus herdeiros de sua glória - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:17

    2. – Nos tornou embaixadores de sua palavra - De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:20

    3. Para proclamar os segredos e a presença de Deus entre os homens pela adoração - E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós. 1 Coríntios 14:25

    4. – Para nos fazer participantes do Reino - Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 1:11

       

  3. O Que está posto diante nós?

    1. - A benção e a maldição como uma possibilidade de escolha! - Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a I tua posteridade, - Deuteronômio 30:19

    2. A nações por herança ou sonhos de conquistas – Pede (halam/sonhas), e Eu te darei as nações como herança, os confins da terra como tua propriedade. Salmo 2.8 - Pedi, (halam ou halom/ sonhe) e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. – Mateus 7.7

    3. Nos delegou autoridade - "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.". (Lucas 10:19).

    4. Uma mente renovada que te conduz a uma vida renovada  - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. - Efésios 4:22-24

       

  4. ASSIM SENDO E DESCOBRINDO “PARA “O QUE” FOMOS CONQUISTADOS? “O QUE” ESTÁ POSTO DIANTE DE NÓS?”  PODEMOS ENTEDER QUE:

    1. – Assim como para Cristo foi proposto um desafio; assumimos o mesmo desafio que antes era DELE, mas, que agora é nosso!

      “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto,

  • Suportou a cruz,  (capacidade de renunciar para conquistar)

  • Desprezando a afronta, (capacidade de perdoar e suportar a injustiça)

  • E assentou-se à destra do trono de Deus. (capacidade de conquistar e se assumir)

    Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. - Hebreus 12:2-3

     Aleluia!

    Pastor Osiano Castro Neto