O QUE É MATURIDADE CRISTÃ?

04/01/2014 12:06

O QUE É MATURIDADE CRISTÃ?

Texto: Hb 5.11-14, 1.Co 3. 1,2.

Maturidade e Crescimento caminham juntos. A Bíblia não nos chama de família de Deus por acaso, toda a família tem gente adulta, jovem, imatura e madura, e isso também ocorre na família de Deus. Nascemos nela pela fé no Senhor Jesus Cristo.

O tema de Hebreus 5:11-14 é a maturidade ,e a falta dela. No versículo 11, que fala de um sacerdote da antiguidade, lemos: versículo 11.

Não se trata de os hebreus não terem ouvido; o fato é que não obedeceram. Ouviram sons, mas estavam surdos, com dificuldade para escutar.  Lemos em seguida: Hebreus 5.12-14

 O que é um sinal de maturidade?

1.    Praticar o que se ouve.

Mediante a prática você amadurece. Uma coisa é envelhecer no Senhor, mas outra bem diferente é crescer no Senhor.

Há muitos que vão de igreja em igreja, de uma conferência para outra, enchendo caderno após caderno de notas, mas que continuam sendo as pessoas mais mal-humoradas, difíceis e irresponsáveis que você conhece. Por quê? Anote isso: Porque não praticam aquilo que ouvem!!!

Este é o alvo do livro de Tiago. Ele quer que você prove o que afirma crer — na prática! A pessoa madura é aquela envolvida em praticar regularmente o que ouve e o que assimila. Só ficar exposto à instrução bíblica não resolve os problemas.

2.    Maturidade cristã é um processo.

Ouvimos e absorvemos a verdade bíblica e depois permitimos que a verdade penetre em nossa vida interior, bem lá no fundo, onde as atitudes são formadas e as decisões, feitas.

A seguir, à medida que surgem circunstâncias que requeiram uma reação sobrenatural, o Espírito Santo  possui munição suficiente para nos dar estabilidade e poder para enfrentá-las. Isso funciona em todo tipo de experiências difíceis.

Quando aparecerem irritações, obedeça a Deus e pratique a sua Palavra ao lidar com elas. No caso de tentações, aplique princípios da Escritura que o ajudem a superá-las vitoriosamente. Se forem pecados da carne, aplique as verdades que aprendeu.

Quando experimenta toda essa aplicação você se torna sábio e mais amadurecido.

Seria insano alguém ouvir o médico diagnosticar sua doença como um tumor em rápido crescimento e pensar que, pelo fato de ter conversado com o médico, o mal irá desaparecer repentinamente. Não. A pessoa vai ter de ser operada.

Do mesmo modo, expor-se apenas à verdade não nos tornará maduro. Nem esse fato, por si só — sem aplicação —, resolverá um problema.

Não existe tal "maturidade instantânea" nesta terra. Deus não oferece uma fórmula que produza cristãos completamente amadurecidos da noite para o dia. O crescimento cristão é obtido mediante perseverança (uma palavra esquecida!) firme, corajosa, aplicando e obedecendo ao que você ouve... Aprendendo, assim, a lidar com os inevitáveis problemas.

Existe um número enorme de dias de "crescimento e aprendizado" em comparação com os "ótimos e fantásticos".

 Conclusão.

Compreenda que maturidade é não fugir dos problemas; em vez disso, estar preparado para confrontar nossos reveses, encará-los, atravessá-los e sairmos mais fortes em Cristo.

 

Pastor Osiano Castro Neto