COMO ASSUMIR UMA JORNADA FELIZ NA VIDA

11/08/2014 11:25

A PALAVRA PASTORAL

COMO ASSUMIR UMA JORNADA FELIZ NA VIDA

Todos querem chegar lá. Sucesso, realização e vitórias não acontecem por acaso. Alguém disse que somente no dicionário sucesso vem antes de trabalho, e em certo sentido na vida prática isto é verdade. Algo precisa ser feito para que algo aconteça.

Esdras, um grande servo de Deus, sabia que podia contar com Ele. Não obstante, Deus se revela para aqueles que o buscam de todo o coração. Como nosso coração é leviano, não podemos descansar em momento algum na busca de Deus.

Uma grande jornada teria que ser feita por Esdras e seu povo. Obstáculos, inimigos, perigos, adversidades e desafios faziam parte da estrada. Isto ocorre hoje conosco também. Assim, precisamos de princípios que venham nortear nossa caminhada, afim de que tenhamos uma jornada feliz. Aprendamos com Esdras então:

1º - QUEM SE HUMILHA DEUS O EXALTA

O Jejum, na Bíblia, nunca é um sacrifício para ter direito a favores de Deus, mas é sempre uma expressão de quebrantamento, de reconhecimento dos limites humanos e das possibilidades ilimitadas de Deus.

MOISÉS ficou quarenta dias e quarenta noites em comunhão com Deus, sem comer nem beber, porque o povo estava ameaçado de destruição por causa da sua rebelião (Deuteronômio 9:25-26; Salmo 106:23);

JESUS DE NAZARÉ; O Filho do Deus vivo, depois do revestimento do Espírito, passou também quarenta dias e quarenta noites no deserto em comunhão com o Pai, sem comer nem beber, pois a derrota do diabo exigia a ação conjunta das três pessoas da Trindade e nos deixou o exemplo (Mateus 3:16-17; 4:1-11);

PAULO, após o seu encontro com o Senhor e antes de iniciar o seu ministério, ficou três dias cego, na casa de Judas, em jejum, até que foi batizado e revestido com o poder do alto para o seu ministério (Atos 9:9, 11, 17-18);

OS LIDERES DA IGREJA DE ANTIOQUIA adoravam a Deus com jejuns quando receberam as instruções que deram início às viagens missionárias de Paulo e seus companheiros; viagens que mudaram a geografia do cristianismo! (Atos 13:1-3);

OS PRESBÍTEROS eram eleitos e investidos em seus cargos depois das orações com jejum feita pela igreja (Atos 14:23). Nesses exemplos, o jejum não tem regra fixa. É feito em situações especiais e por pessoas com ministérios especiais.

O  jejum deve ser uma prática constante na vida individual do crente. Jesus não reprovou essa prática, mas apenas corrigiu as motivações erradas (Mateus 6.16-17) e deixou claro que há uma recompensa (Mateus 6:18)!

No jejum o homem se humilha diante de Deus, reconhecendo ali que depende exclusivamente dEle A bíblia diz que: "Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará". (Tiago 4:10)

2º - QUEM BUSCA AJUDA ENCONTRA AJUDA

  • Os desafios são enormes (Esdras 8:22): Os inimigos de hoje são as hostes espirituais da maldade que atuam nas regiões celestiais e que se opõem à mobilização do povo de Deus para as batalhas do reino (Efésios 6:12).

  • O diabo quer que o povo de Deus se limite a participar de cultos alegres e festivos uma vez por semana sem o compromisso diário da comunhão do corpo e sem uma evangelização agressiva que assalte as portas do inferno para resgatar vidas! Precisamos buscar toda a armadura de Deus e todos os recursos do céu para VENCERMOS TUDO no dia mau e permanecermos inabaláveis! (Efésios 6:13).

  • Os nossos recursos são limitados e não devemos usar os meios mundanos para a realização da obra de Deus! (Esdras 8:22). - Tudo o de que precisamos é da boa mão de Deus sobre nós! Devemos ter vergonha de usar expedientes mundanos para realizar as obras de Deus!

  • Através do jejum e oração, expressamos nossa total dependência de Deus e nossa plena convicção de que ele agirá! - A recordação do que Deus fez ao seu povo nos dias de ESDRAS e em outras ocasiões é mais do que suficiente para nos mover à oração e ao jejum hoje! Lembre-se Deus socorreu Esdras, pois quem busca ajuda em Deus, encontra refúgio seguro NELE.

3º - QUEM HONRA A DEUS COM SUA FÉ, É HONRADO POR DEUS PELA SUA FÉ.

  • Deus atendeu à oração de Esdras e do seu povo (Esdras 8:23). - Na versão revista e corrigida está escrito: "E Deus moveu-se pelas nossas orações". Este Deus é sempre o mesmo. Devemos orar baseados nas suas promessas (2 Cronicas 7:14; Jeremias 33:3; 29:13; Marcos 11:22-24).

  • O jejum e a oração sãos meios de graça  (Esdras 8:21,23).-  Somos encorajados a usar esse meio de graça (Mateus 7:7-11; Isaías 26:12).

  • Não conseguimos entender todo o mistério que envolve a oração e o jejum, mas Deus age quando oramos e jejuamos. Ele age em nós e através de nós no mundo! - Devemos orar e perseverar em oração como ato de obediência e convicção de que por meio dele a vitória se manifesta.

POR FIM PERCEBEMOS 03 GRANDES VERDADES NUMA JORNADA FELIZ!

  1. O que nos leva a esse tempo especial de oração é a necessidade do nosso despertamento como igreja para a promoção do reino de Deus.

  2. Se continuarmos acomodados, não conseguiremos contribuir decisivamente para que o evangelho do Reino seja pregado para testemunho a todas as nações.

  3. Somos desafiados a orar para que as células vivas do Corpo de Cristo como comunidades do Reino, se multipliquem até que o conhecimento do Senhor cubra a terra como as águas cobrem o mar!

Pastor Osiano Castro Neto