AS CINCO GRANDES PROSPOSTAS DO EVANGELHO DE JESUS

08/08/2014 10:52

AS CINCO GRANDES PROSPOSTAS DO EVANGELHO DE JESUS

 

O ministério de Jesus foi marcado pela voluntariedade. O medo e a obrigação que eram as marcas do farisaísmo e Judaísmo foram extirpados por Jesus Cristo em uma pregação marcada por pontos melhores e mais relevantes no ministério profético de Cristo.

O ministério de Jesus ficou bastante claro e especifico em cinco fundamentos:

 

  1. Ensino

  2. Exemplo

  3. Misericórdia

  4. Acompanhamento

  5. Socorro

 

Todos estes pontos foram fundamentais para o sucesso de seu ministério e conseqüentemente  o avanço de sua igreja frente as ordens infernais da maldade.

Nos dias de Jesus muitas pessoas o procuraram tentando encontrar nele refúgio e socorro para suas almas, no entanto Jesus sempre as recebeu com uma proposta que se bem aceita poderia mudar completamente a existência do necessitado. Quero nesta mensagem compartilhar convosco 5 destas propostas de Jesus que com certeza são atuais, tanto na proposta como no efeito sobre as nossas vidas.

 

1. PROPOSTA DE JESUS – “ NASCER DE NOVO” – Jesus e Nicodemos

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3:3.

"Como pode um homem nascer de novo?" Jesus não respondeu necessariamente qual era o novo nascimento nem disse em que lugar isso deveria ocorrer. "Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito." João 3:7 e 8.

 

Encare esta proposta de Jesus pelos seguintes aspectos:

- Nova oportunidade de vida

- Mudança de Comportamento e pensamento

- Restauração do relacionamento com Deus

 

2. PROPOSTA DE JESUS – “VAI E NÃO PEQUES MAIS!” – “Jesus e a Mulher Adúltera”

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. - João 8:10-11

 

Encare esta proposta de Jesus pelos seguintes aspectos:

 - Uma oportunidade de ser livre

- Uma oportunidade de levar as pessoas a te olharem de maneira diferente – Jesus não disse que ela não tinha pecado!

- Uma oportunidade de não ser condenado pelo próprio Jesus – “Ele não tinha pecado; podia apedreja la se assim desejasse!”

 

3. PROPOSTA DE JESUS – “ RENÚNCIA CRUZ E MORTE” –

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz, e siga-me” — (Mateus 16:24)

 

Encare esta proposta pelos seguintes aspectos:

- Renunciar a favor de Cristo implica que quando faço disso um estilo de vida acabo por esquecer de mim esmo, minhas razões, direitos, tradições, vontades e vivo uma vida sacrificial ao lado de Jesus.

- Renunciar a favor a favor de Cristo implica que aceito as mesmas implicações de Cristo, inclusive a Cruz!

_ A gente só sabe que foi capaz de viver uma vida de renúncia depois que passar pela cruz; enfim ressuscitados!

 

4. PROSPOSTA DE JESUS – “ENTREGA NA MESMA MEDIDA QUE RECEBEMOS” –  “Maria na Casa de Lázaro”

“Seis dias antes da páscoa, Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Ofereceram-lhe ali um jantar. Marta servia, e Lázaro estava entre os que se reclinavam à mesa com ele. Então Maria tomou uma libra de um nardo puro, um perfume muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. E toda a casa se encheu com a fragrância do perfume”. (João 12.1-3)

 Informações Importantes:

  • O Vaso de alabastro media em torno de 14 cm

  • O vaso de alabastro era carregado ao cinto do viajante e Ra usado em caso de oorte ou ferimentos.

  • Produto caríssimo adquirido apenas por famílias ricas

  • O vaso tinha ranhuras no “pescoço’ para determinar onde deveria ser quebrado

  • Produto (Nardo) caríssimo usado apenas em solenes ocasiões

Encare esta proposta da seguinte forma:

- Maria viu a ressurreição de seu irmão Lázaro; ela ia economizar na hora de agradecer?

- Maria disse no momento de tirar a pedra que “Lázaro fedia” depois do milagre da ressurreição de seu irmão aquilo significava cura de sua alma. As vezes o fazemos ou fizemos cheira mal e a entrega que traz o perfume de Cristo – “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo” II Coríntios 2:15

- Ungir os pés de Jesus significa depender Dele e ao mesmo tempo estar ao alcance de suas mãos!

 

5. PROPOSTA DE JESUS – “NADA PEDIR E TUDO RECEBER” – “A mulher na Casa de Simão”

"Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa.  E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma cousa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro cinqüenta. Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais? Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta com bálsamo ungiu os meus pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa pouco ama. Então disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz." Lucas 7:36-50

 

Encare esta ultima proposta da seguinte forma:

- Convidamos Jesus, mas, lhe honramos como devíamos? De quem é a honra? Nossa por recebe lo ou Dele por aceitar nosso convite? Certamente nossa por recebe lo.

- É julgando a outros que somos justificados ou avaliando a nós mesmo que somos justificados?

- Quanto de amor Jesus teve que demonstrar para perdoar lhe? Então quanto de amor você esta disposto a demonstrar para aceitar as 5 propostas??

 

Vamos Orar!

 

 

Pastor Osiano Castro Neto