APRENDENDO A VIVER A VIDA COMO DEUS DESEJA

09/06/2010 10:13

 APRENDENDO A VIVER A VIDA DA FORMA COMO DEUS DESEJA

 

Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;  - I Tessalonicenses 4:1

 

O bem mais precioso que Deus deu ao homem é a vida. Tem pessoas que vivem muito e outros vivem pouco, mas, o importante é como usufruímos deste presente chamado vida. Viver é um dom e uma oportunidade dada a um em meio a milhares. Digo isso porque nós fomos concebidos por Deus e segundo o Salmista Davi de forma maravilhosa “Salmos 139:14  Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.”

Enfim, vivemos e precisamos aprender a viver.  A vida de todas as pessoas tem peculariedades que precisam ser observadas e por aprendermos como lidar com a vida para finalmente ser feliz!

 

PECULIARIEDADES DA VIDA QUE AFETAM TODAS AS PESSOAS

 

1.     A VIDA QUE TEMOS É PRESENTE DE DEUS

 

Deuteronômio 32:39 “Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.”

 

·        A humanidade por séculos tenta entender o segredo da vida e luta por não aceitar o Senhor como autor da vida, porém é inútil.  A vida começa em Deus e  termina em Deus!

 

2.     A VIDA É LIMITADA POR UM ESPAÇO DE TEMPO

 

Jó 14:10  O homem, porém, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está?

Jó 21:23  Um morre em pleno vigor, despreocupado e tranqüilo,

Jó 21:25  Outro, ao contrário, morre na amargura do seu coração, não havendo provado do bem.

 

·        As pessoas precisam aprender usar muito bem o seu tempo, aproveite o máximo à vida.

·        Faça de tudo para marcar a sua geração enquanto vivo. Eu não quero honra pós - morte!

·        O que define uma vida bem vivida não são os anos, mas, a qualidade de vida.

 

3.     A VIDA É MARACDA POR SITUAÇÕES NEGATIVAS E POSITIVAS

 

Eclesiastes 3:19  Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade.

 

 SITUAÇÕES NEGATIVAS QUE AFETAM A VIDA HUMANA

 


·        Injustiças

·        Perdas

·        Fracassos

·         Morte

·        Necessidades

·        Negação

·        Visão negativa

·        Falsidade

·        Traições

·        Abandono

·        Solidão

·        Infidelidade

·        Ingratidão

·        Maldade

·        Falta de Perdão

·        Abusos

·        Falta de conquistas

·        Auto - baixa estima

·        Desamor

·        Preterido

·        Passado negativo


 

 

 

 TRANFORMANDO SITUAÇÕES NEGATIVAS EM “VIDA POSITIVA”.

 

1.     APRENDA QUE NADA É PARA SEMPRE - 2 Coríntios 4:17  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,

 

2.     APRENDA QUE OS DIAS DE ONTEM NÃO IMPORTAM - Salmos 30:5  Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.

 

3.     APRENDA A SE COMPORTAR COMO NOVA CRIATURA - 2 Coríntios 5:17  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. - Romanos 6:4  De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

 

4.     APRENDA A VIVER DENTROS DOS MANDAMENTOS E PRINCIPIOS DE DEUS - Salmos 119:93  Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida.

 

5.     APRENDA A VIVER A VIDA DE CRISTO - Gálatas 2:20  logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. - Colossenses 3:1  Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

 

6.     APRENDA COM JESUS QUE VENCEU TODOS OS ATAQUES NEGATIVOS NA VIDA - Apocalipse 5:5  E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

 

Filipenses 2. 5 a 10

 

 5  Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

6  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;

7  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,

8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

9  Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

10  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,

11  e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

 

 

Pastor Osiano Castro Neto e Pastora Maria José de Carvalho Silva Castro