A PÁSCOA JUDAÍCA E A PÁSCOA CRISTÃ

08/04/2014 14:53

A PÁSCOA JUDAÍCA E A PÁSCOA CRISTÃ

A PRIMEIRA PÁSCOA – FIGURA DE NOSSA REDENÇÃO

“E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” - Êxodo 12.13 e 14

Festa em que os israelitas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão no Egito (Êxodo 12.1-20). Cai no dia 14 de NISÃ (mais ou menos 1 de abril). Em hebraico o nome dessa festa é Pessach.

A FESTA DOS PÃES ASMOS era um prolongamento da Páscoa (Deuteronômio 16.1-8).

Êxodo 12. 01 a 20

1 ¶ Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito:

2 Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.

3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.

4 Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro.

5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito;

6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.

7 Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;

8 naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.

9 Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura.

10 Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis.

11 Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR.

12 Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR.

13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.

14 Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

15 Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel.

16  Ao primeiro dia, haverá para vós outros santa assembléia; também, ao sétimo dia, tereis santa assembléia; nenhuma obra se fará nele, exceto o que diz respeito ao comer; somente isso podereis fazer.

17  Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque, nesse mesmo dia, tirei vossas hostes da terra do Egito; portanto, guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.

18  Desde o dia catorze do primeiro mês, à tarde, comereis pães asmos até à tarde do dia vinte e um do mesmo mês.

19  Por sete dias, não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado será eliminado da congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra.

20  Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações, comereis pães asmos.

Deuteronômio 16. 1 a 8

1 ¶ Guarda o mês de abibe e celebra a Páscoa do SENHOR, teu Deus; porque, no mês de abibe, o SENHOR, teu Deus, te tirou do Egito, de noite.

2  Então, sacrificarás como oferta de Páscoa ao SENHOR, teu Deus, do rebanho e do gado, no lugar que o SENHOR escolher para ali fazer habitar o seu nome.

3  Nela, não comerás levedado; sete dias, nela, comerás pães asmos, pão de aflição (porquanto, apressadamente, saíste da terra do Egito), para que te lembres, todos os dias da tua vida, do dia em que saíste da terra do Egito.

4  Fermento não se achará contigo por sete dias, em todo o teu território; também da carne que sacrificares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até pela manhã.

5  Não poderás sacrificar a Páscoa em nenhuma das tuas cidades que te dá o SENHOR, teu Deus,

6  senão no lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a Páscoa à tarde, ao pôr-do-sol, ao tempo em que saíste do Egito.

7  Então, a cozerás e comerás no lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher; sairás pela manhã e voltarás às tuas tendas.

8  Seis dias comerás pães asmos, e, no sétimo dia, é solenidade ao SENHOR, teu Deus; nenhuma obra farás. 

SIMBOLOS E SIGNIFICADO DA PÁSCOA PARA OS JUDEUS

Para os judeus (inclusive nos dias atuais) a importância das comemorações da Páscoa os remete diretamente à sua história como nação e eleição como povo escolhido. Podem através de suas tradições e rituais lembrarem claramente do milagre da libertação do Egito, aonde viveram 400 anos como escravos e como a mão forte de Jeová os libertou do domínio faraônico.

Símbolos e cultos fazem parte desta tradição e não devem ser desprezados em hipótese alguma, pois cada um deles tem um significado de relacionamento direto à Deus e sua obra de libertação.

A simbologia da páscoa para os Judeus tem aspectos interessantes. Cada item tem um significado importante na vida dos Judeus em todos os séculos.

·                                                                                                                                                                                      O significado da palavra páscoa – No hebraico, a palavra se deriva do verbo pessach, que significa “passar por cima”, dando a idéia de poupar, de proteger. Também fala da maneira poderosa como Deus arrancou seu povo da mão de faraó.

·                                                                                                                                                                                      O Cordeiro Pascal – Deveria ser sem mancha ou defeito físico. Deveria ser assim, porque representava a Cristo, Cordeiro de Deus imaculado e incontaminado. – I Pedro 1.19  “mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,” – Deveria ser um macho de um ano – O fato de ser de um ano era requerido, tendo em vista a sua inocência. Representava a Cristo que foi entregue por nós, sendo totalmente inocente, quanto a culpa pelos nossos pecados – Mateus 27.4  “Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo.”

·          A morte do Cordeiro – Deveria ser morto em todas as casas à tarde. Estudos do Velho Testamento provam que a morte se dava entre 15 e 17 horas, ao pôr do sol. Jesus Cristo foi morto entre a hora nona (15 horas) e o pôr do sol (Horário Judaico e Romano) – Mateus 27. 46 e 57 - 46 Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?-57 Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus.

·          O Sangue do Cordeiro – Não podia ser desperdiçado de forma alguma! Tinha grande valor e significado para os israelitas. O sangue deveria ser aspergido nos umbrais das portas, no horizontal e vertical, pois assim seria visto por todos. Não deveria ser passado nas soleiras, para que não fosse pisado. Por este sangue seriam salvos quando da visitação do anjo da morte. – Êxodo 12.22 e 23 - Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã.

Porque o SENHOR passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o SENHOR aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir.

·          Os pães asmos – Fala da pressa com que eles saíram do Egito. Tiveram que sair correndo o que impediu que a massa do pão visse a levedar ou fermentar. – Êxodo 12.34 – “O povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em trouxas com seus vestidos, sobre os ombros”.

·          As ervas amargosas Tais ervas seriam alfaces, escarola, chicória, serpentária, hortelã e dente de leão, entre outras. Ao comerem esses ingredientes relembrariam das amarguras sofridas no Egito.  - Êxodo 12.8 - E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão.

A PÁSCOA CRISTÃ – A SALVAÇÃO PELA MORTE DO CORDEIRO

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” – I Coríntios 5.7

Em cumprimento à palavra profética, Deus fez uma nova aliança (testamento), que foi confirmada ou selada pela morte de Cristo. O povo de Deus é perdoado dos seus pecados, recebe bênçãos eternas e vive uma vida de dedicação a Ele e ao seu serviço.

Para nós os cristãos a páscoa  tem um significado especial, no que tange a libertação total de nossos pecados e a retomada da comunhão com Deus (Pai) através da morte vicária de Jesus Cristo na cruz.

Os rituais e símbolos usados pelos hebreus para celebrarem a páscoa, para os cristãos possuem também um significado especial.

Não são literais ou físicos, mas, de forma espiritual edificam a fé cristã e no induzem a nos aproximar de Deus; agradecendo – lhe e firmando assim uma aliança de comunhão e amor.

A páscoa cristã tem seu fundamento principal na morte de Jesus Cristo e sua entrega vicária por nossos pecados e delitos. Leia estes textos.

Efésios 2:16  e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Colossenses 1:20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

Colossenses 2:14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu - o inteiramente, encravando-o na cruz;

Colossenses 2:15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Hebreus 12:2  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

1 Coríntios 5:7 Alimpai - vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

Hebreus 11:28 Pela fé, celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.

SIMBOLOS E SIGNIFICADO DA PÁSCOA PARA OS CRISTÃOS

Mateus 26.26 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.

Mateus 26.27 A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos;

Mateus. 26:28  porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

Jesus instituiu a nova páscoa. Tomando o pão enquanto comiam, o Senhor o abençoou, o partiu e deu aos seus discípulos. Aquele pão representava a si mesmo, o cordeiro que haveria de dar a sua vida por amor de toda a humanidade. De modo semelhante tomou o cálice de vinho, que representava a nova aliança e o preço de remissão que haveria de ser pago por todos os homens.

·        O Cordeiro de Deus – Na páscoa cristã o cordeiro (animal) não é mais necessário. Aquele cordeiro representava Cristo (Antítipo), mas, agora Deus (Pai) nos deu um Cordeiro, perfeito, sem mácula e sem culpa. -  João 1:29  “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. -   João 1:36  “E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus”. – Deus não enviou um qualquer, mas, enviou o seu próprio Filho, para morrer em nosso lugar, como cordeiro imaculado e incontaminado – I Pedro1.19 “ mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”

·        A Carne do Cordeiro –  Na páscoa judaica a carne do cordeiro deveria ser compartilhada por toda família. – Êxodo 12.8 “naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.” – Na páscoa cristã a carne é representada pelo pão da Santa Ceia (comunhão) e todos devem participar relembrando assim o sacrifício de Jesus e participando assim do pão vivo que desceu do céu. -  João 6:51  Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. - 1 Coríntios 10:17  Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão.

·        O Sangue do Cordeiro – Não há remissão de pecados sem derramamento de sangue - Mateus 26:28  “Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” - Hebreus 9:22  “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” – Assim como acontece com o pão, também participamos desta aliança através do vinho que representa o sangue de Cristo. – I Coríntios 11.25 ‘ Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim’.

DISTORÇÃO DOS CONCEITOS CRISTÃOS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Um Pouco de História...

Após a ascensão de Cristo e o evento conhecido como O Dia de Pentecostes (Atos 1. 8.9 e Atos 2. 1 a 18), os cristãos passaram a pregar o evangelho em larga escala.

O ardor missionário tomou conta dos cristãos verdadeiros e durante cerca de 2 anos passaram a pregar não só aos judeus em Jerusalém, mas, em todas as regiões conhecidas.

Várias cidades forma alcançadas, como Antioquia, Panfilia, Samaria, Damasco, entre outras. Estabeleciam igrejas autônomas e não possuía nenhuma forma de governo eclesiástico centralizador. Obedeciam as orientações apostólicas, porém, não reconheciam líder algum sobre eles que tivesse a incumbência de representar  individualmente” a Cristo. Criam que esta atribuição fora dada ao Espirito Santo, O Consolador, prometido por Jesus. Muitas perseguições vieram contra os cristãos e as igrejas por eles estabelecidas.

Começando com Nero (54 a 68 D.C) imperador romano, até o ano 311, quando apareceu o Edito de Tolerância, publicado por Galério, imperador romano do oriente, reconhecendo a insânia da perseguição aos cristãos.

Em 323, Constantino passou a dominar todo o império romano, uma vez que o império do ocidente havia caído. Esse imperador revolucionou a posição do cristianismo em todos os aspectos.

Primeiro, proporcionou de direitos a todas as religiões, depois passou a fazer ofertas valiosas ao cristianismo, construindo igrejas, isento – as de impostos e até mesmo sustendo os clérigos. Neste contexto o cristianismo passou a ser a religião oficial do império romano, surgindo então A Igreja Católica Romana.

Os cristãos (verdadeiros) não concordando com esta interferência direta do estado na igreja, foram perseguidos e muitos morreram nas arenas enfrentando leões, outros foram acusados falsamente de heréticos e bruxaria e queimados em praças públicas, entre outras punições não menos cruéis.

A “suposta conversão ao cristianismo” de Constantino e a sua interferência no governo da igreja trouxe prejuízos doutrinários e dogmáticos.

No ano 325 D.C. Constantino estabeleceu o CONCILIO DE NICÉIA, do qual ele mesmo foi o presidente e era composto por Bispos e nobres nomeados pelo próprio Constantino.

Com o decorrer dos tempos o bispo de Roma, passou a exercer autoridade sobre os demais neste concilio, isso é lógico, pelo fato de Roma ser a Capital do Império Romano e a Capital do Mundo. A palavra Papa denominava todos os bispos, mas, passou a ser reservada apenas ao bispo de Roma.

Em 381, durante o Concilio de Constantinopla de consagra – se definitivamente a designação católica, para a igreja influenciada e dominada por Constantino e no ano 440 reconhece – se oficialmente o primeiro Papa Leão I.

DISTORÇÕES DA FÉ CRISTÃ

ERA DE CONSTATINO E PÓS CONSTATINO

A influência de Constantino sobre a igreja, fez com que esta perdesse o seu alvo e abrir mão de conceitos doutrinários foi uma questão de tempo. Vejamos algumas destas distorções que ainda hoje afetam a fé e vida cristã.
·          A VENERAÇÃO AOS MÁRTIRES
A igreja passou a venerar (adorar) aos mártires. Cristãos que morreram pelo evangelho e outras pessoas famosas que de alguma forma tivesse auxiliado no evangelho e sua propagação.

·          CERIMÔNIAS PAGÃS

A igreja associou – se ao sincretismo pagão e começou a copiar – lhe o calendário e práticas.

DISTORÇÕES DA VERDADEIRA PÁSCOA

JESUS NÃO É O CENTRO DAS ATENÇÕES

Na páscoa em vez de celebrarmos a morte de Cristo, a sociedade celebra a deusa Diana, a deusa fertilidade e fecundidade; representada aqui pelo “coelho da páscoa”. Jesus Cristo o Cordeiro de Deus não é mais o objeto de adoração, alguém que devemos agradecer por sua bondade e amor. Em vez disso a sociedade adora o “COELHINHO DA PÁSCOA!”

AS ERVAS AMARGAS

A lembrança de uma vida necessitada de Deus foi trocada pelo chocolate que nos induz a uma vida aonde o prazer deve prevalecer ao sacrifício.

A COMUNHÃO EM FAMÍLIA

Não existe mais, foi trocada por um sentimento meramente comercial e fútil. Esqueceu – se os princípios bíblicos e assumiu – se as comodidades humanas. Quem se importa com Jesus na Cruz? Dor e Vergonha?! A sociedade prefere o “coelhinho” e o “chocolate”; prazer imediato e as delicias carnais.

SINCRETISMO RELIGIOSO

A sociedade tenta assimilar a fé cristã com os costumes pagãos, mas, temos que fazer uma escolha e ficar firmes no que a palavra de Deus diz e determina.

COCLUSÃO

Cabe aos verdadeiros cristãos combater esta prática maligna e perniciosa e fazer exatamente o que a palavra de Deus diz que devemos fazer. Ensinar a verdade a todas as gerações.

Þ    Ensinar aos Filhos

Êxodo 12:24  Portanto, guardai isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.

Êxodo 12:26  E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este vosso?

Êxodo 12:27  Então, direis: Este é o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo inclinou-se e adorou

Þ    Ensinar a outras nações

Números 9:14  E, quando um estrangeiro peregrinar entre vós e também celebrar a Páscoa ao SENHOR, segundo o estatuto da Páscoa e segundo o seu rito, assim a celebrará; um mesmo estatuto haverá para vós, assim para o estrangeiro como para o natural da terra.

Þ    Assumir como Igreja

1 Coríntios 5:7  Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós

 

Pr. Osiano Castro Neto e Pastor Maria José de Carvalho Silva Castro